Oi, pessoal da Libras!
Tudo bem?
O post desta semana é uma “resposta”
a um comentário de uma leitora do blog. Ela perguntou sobre os livros que já li
sobre surdez... eu leio livros sobre surdez e educação de surdos há 11 anos,
então já perdi a conta!
Mas tem alguns livros que são
fundamentais para quem está estudando Libras, porque para ser intérprete, não
basta saber os sinais e a gramática, precisa conhecer a cultura que a língua
traz e como a educação de surdos funciona. É um estudar constante!
O livro de hoje é este:
Surdez e Linguagem: aspectos e
implicações neurolinguísticas de Ana Paula Santana, Editora Plexus, 2007.
A Dra. Ana Paula Santana foi
minha professora na especialização de Psicopedagogia, é uma pessoa muito
querida e super competente. Esse livro é meu “xodó”, está até autografado :n)
O livro trata da identidade do
sujeito surdo, sobre aquisição de linguagem, maturação cerebral, o surdo
bilíngue e as experiências da professora Ana enquanto fonoaudióloga de surdos.
Dá uma visão bem ampliada sobre os aspectos linguísticos que envolvem o sujeito
surdo. Para vocês terem uma ideia, eu
comprei este livro em 2008 e ainda o uso nas orientações de TCC e nas aulas da
faculdade.
Seguem trechos do livro:
“Trata-se o bilinguismo como se
esse fosse um método capaz de garantir as interações dos surdos com as duas
línguas. Mas o uso da linguagem transcende as instituições. Não é algo
individual, e sim social. Assim, não há garantias sobre os usos da língua,
sobre a proficiência de seus interlocutores, sobre a relação de cada sujeito
com essa(s) língua(s).” (p. 200).
“ O Bilinguismo não pode ser
analisado com relação a um padrão ideal ou apenas em termos de proposta
educacional. Ele depende de vários fatores interacionais, linguísticos,
cognitivos e sociopolíticos” (p. 201).
Bem bakthiniano, não?! :n)
Bom estudo!
Abraço sinalizado,
Priscila
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