domingo, 25 de fevereiro de 2018

“CAUSOS” DA INTERPRETAÇÃO – A SALA DO PÂNICO

Olá, pessoal da Libras! Tudo bem com vocês?

Bom, pelas minhas contas, já fiz umas 7 bancas para intérprete de Libras (graças a Deus, passei em todas, só pela graça mesmo!). Em todas elas, observei um fenômeno que denominei como “a sala do pânico”.

É nesse momento que as coisas começam a dar errado!

Acontece assim... você chega super nervosa para a banca (pois um fato declarado é que ninguém gosta de ser avaliado), tentando relembrar os sinais que você já conhece para uma prova que você nem imagina o que vão pedir e aí começa a conversar com as pessoas que vão fazer a banca junto com você.
O legal é conversar, conhecer pessoas novas (e acredite, em algum momento de sua vida de intérprete vocês vão encontrar com estas mesmas pessoas), compartilhar histórias e experiências. Mas então, sem esperar, começa o fenômeno da sala do pânico...
De repente, com a proximidade da prova, instala-se um pânico geral na sala de espera. Geralmente começa quando alguém sai da sala da banca meio cabisbaixo ou com uma expressão de desespero e isso te contagia. Se você não cuidar, o que antes era tranquilidade vira pânico em seu coração.
Você começa a ficar nervoso, as mãos suam e piora quando alguém na sala faz um sinal que você ainda não conhece! “Ué, que sinal é esse?” – Nãããooooo!!! Parece que tudo o que você conhece some da sua mente devido a um único sinal que você nunca viu na vida! É nesse momento que a sua aparente paz de espírito fica num cantinho de castigo na sala do pânico!
Não deixe isso acontecer! Lembrem-se que a expressão faz parte da gramática da Libras, se não controlar o seu emocional, você já vai chegar com cara de pânico na avaliação e é até perigoso os avaliadores pensarem que o seu sinal pessoal vem com uma expressão de assustado!
É normal sentir a tensão do momento, a adrenalina, o frio na barriga... se não sentir nada disso, desconfio que você pode ser um robô. Quando eu vou interpretar, ainda tenho essas sensações.
O problema é deixar todas essas sensações aflorarem ao ponto de prejudicar o seu desempenho. Já vi candidatos filhos de surdos que tiveram a Libras como primeira língua não passarem em banca devido ao nervosismo. Tinham um super conhecimento da língua, mas descuidaram do coração.
Também, já tive experiências de atuar como avaliadora em bancas de intérpretes e sei identificar o momento exato em que o pânico “trava” o candidato, e eu fico aflita junto!

Paz e tranquilidade! Mantenha a mente assim, esse é o verdadeiro desafio!

Por isso, seguem algumas dicas:
- Cuidado com as conversas “pré- provas” de Libras. É como o vestibular, você ficar estudando em cima da hora não vai te ajudar, pelo contrário, vai te deixar mais nervoso ao perceber que poderia ter estudado mais. O que ajuda é você se concentrar, fazer sua oração, respirar fundo e confiar em sua bagagem de Libras;
- Preste atenção no que o seu corpo está dizendo. Sentiu acelerar o coração? Dê uma caminhada, tome uma água, respire fundo 3 vezes, faça um alongamento, coma uma bala (para o açúcar ajudar um pouco), procure identificar quais músculos estão tensos e concentrem-se em relaxá-los;
- Não passei! E agora? Ué, tudo bem! Libras é uma aprendizagem de longa caminhada, procure rever sua prova mentalmente e anote quais itens você precisa melhorar e vá atrás disso, faça cursos, estude vídeos, converse com surdos e intérpretes, o mundo está aí! Se você não passou, não é o fim do mundo, é mais uma oportunidade para você estudar e tentar novamente. Ninguém falou que ia ser fácil!

Ajuda muito se você ficar consciente do fenômeno da “sala do pânico”, então, prefira estar no sofá da tranquilidade! Tudo vai dar certo!

Abraço sinalizado,

Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!!