sábado, 29 de janeiro de 2011

DICAS PARA ESTUDAR LIBRAS

Bom, sou estudante da Libras desde 2006. É uma língua que precisa de um mediador para lhe ensinar, pois possui muitas especificidades, que são diferentes da língua oral.
Mas, muitas pessoas fazem os cursos de LIBRAS, e depois param de estudar ou dar continuidade por vários motivos, esse pode ser o seu caso.
Por isso, fiz esse dicionário com material em Libras para que você possa ter um momento de estudo.

Para melhorar seu desempenho na LIBRAS, você pode fazer esses exercícios:

1- VOCABULÁRIO
Procure aprender mais vocabulário. Isso exige disciplina! Estabeleça um número diário de sinais novos, e cumpra seu cronograma. Ao aprender os vocabulários, você poderá se concentrar em outras questões da LIBRAS. Faça uma tabela e preencha cada vez que aprender um sinal novo, construindo uma frase em LIBRAS. Caso haja alguma dúvida, você pode conversar com seu professor(a) de Libras.

Exemplo:
Sinal novo: ACORDAR
Descrição: as duas mãos em configuração de S, movimento cruzado
Frase: EU QUERER ACORDAR 6 HORA MANHÃ.
2- MEMORIZAÇÃO
Esse é um item que é muito importante na Libras, a memorização.Os alunos costumam chegar na sala de aula preocupados pela quantidade de sinais que devem aprender. Mas para facilitar sua memorização, anote a descrição do sinal.
Caso esteja em uma palestra, culto sinalizado ou em outra situação que exista um surdo ou intérprete, carregue um caderninho e observe seus sinais. Caso a pessoa faça um sinal novo para você, descreva-o em seu caderno, como no exemplo acima, se você sabe desenhar, melhor ainda!
Ao chegar em casa, preencha a sua tabela de sinais novos e já coloque o sinal novo em uma frase. Ao perceber que foi memorizado, passe para outro.

3- CONFIGURAÇÃO DE MÃO
Uma das dificuldades dos alunos é fazer os movimentos das mãos. Lembre-se que cada sinal possui uma configuração de mão específica.

Exemplo: SINAL DE CONHECER

Portanto, preste atenção na configuração da mão, no exemplo acima, a configuração esta em 4.

4- Transcrição do Português para Libras
Após memorizar os vocabulários e colocá-los em prática, você já pode ir para o próximo passo, a tradução.
Escolha um vídeo do dicionário e trabalhe em cima dele. Veja o vídeo duas vezes, para ficar familiarizado com a sinalização da pessoa, e ver se conhece os sinais.
Caso não conheça, pesquise sobre esses sinais.
Após, com um caderno ou mesmo no computador, transcreva a “fala” da pessoa em Português.
Isso irá lhe auxiliar na compreensão dos sinais, a entender a formação das frases em Libras, a perceber os classificadores, além de prepará-lo para a tradução mais futuramente.
No sistema de Transcrição da Libras, as palavras devem estar em letra maiúscula, conter o gênero neutro, exemplificação de sinal composto entre outras questões.

5- Música em Libras
Escolha uma música e trabalhe em cima dela. Escute-a algumas vezes, escreva a letra em Português e faça uma tabela dessa maneira.
Nome da Música: Início em: 00/00/0000
Português Libras

a) No começo, você irá fazer uma tradução literal, não tem problema nessa etapa, pois você está preocupado em achar um sinal correspondente à palavra em Português.
b) Depois de ter feito a transcrição Literal, faça somente os sinais e tente perceber se o surdo compreenderia o sentido da letra da música. Provavelmente a resposta é não!
c) Agora vem a parte mais trabalhosa, fazer uma tradução CULTURAL e não LITERAL. Muitas músicas possuem sentido figurado, que ficam estranho na tradução literal para Língua de Sinais.
Exemplo:
Português- Eu vou morrer de amor por você
Libras- EU MORRER AMOR VOCÊ.
O sinal de MORRER aqui fica fora do contexto cultural, pois o sinal de morrer é utilizado como morte mesmo. Pensando culturalmente, seria melhor fazer o sinal de AMORmuito adicionado da expressão facial de apaixonado.
d) é preciso encontrar outras maneiras de dizer a frase em Libras, de modo que fique claro para o surdo o sentido da frase, e não a transcrição literal, ou seja, o Português Sinalizado.

6- TRADUÇÃO.
Você pode escolher um vídeo, e gravar sua tradução. Escute sua tradução e refaça novamente. Perceba suas pausas, se houve dúvida em algum sinal, se teve problema de tradução, se a sua voz correspondeu a entonação do sinalizador em Libras.

Então, com essas dicas, você pode perceber que muito esforço depende de você!

Mãos a obra e bom estudo!
Priscila Festa

39 comentários:

  1. Respostas
    1. eu tenho uma amiga surda só que nao entendo e tem um menino na minha escola qye sabe falar eu queria aprender

      Excluir
  2. Olá Ariane!
    bem vinda ao blog, que bom que está participando!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. oie adorei sua dicas de tradução em música, bj;.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    que bom, postarei mais artigos sobre isso então!
    abraço sinalizado

    ResponderExcluir
  5. Olá Priscila!!!
    Estou amando aprender mais sinais aqui.
    Estou divulgando seu blog a tds, pois além de sério é uma ferramenta importante de aprendizado e conhecimento.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco.
    Vc é admirável!Parabéns!!!
    Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Olá Priscila,
    Conheci seu blog hoje, sou estudante de libras, trabalho em uma escola de cursos livres profis-sionalizantes, e há três semanas uma aluna iniciou um curso comigo, para minha ela é surda de nascença, meus estudos estão atingindo o objetivo que é a comunicação. E acredito atender as necessidades da aluna agora quero contar com sua ajuda e já tive muitas aqui.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Olá Heraldo!

    que importante essa sua visão sobre o aluno surdo.. caso queira solicitar algum tema, fique a vontade, esse é um espaço para crescermos na aprendizagem da Libras.

    abraço sinalizado!

    ResponderExcluir
  8. Olá PRiscila!

    Parabéns pelo blog, são dicas importantíssimas pra quem está começando e matérias super interessantes para todos!
    Que Deus abençoe a sua vida!

    Lu e Ni

    ResponderExcluir
  9. Olá Lu e Ni!

    Muito Obrigada!!! Pensei em mim quando comecei a estudar Libras, tinha pouco material... então resolvi compartilhar o que estou aprendendo durante esses 4 anos de interpretação!

    abraço sinalizado

    ResponderExcluir
  10. Priscila parabéns, pelo seu blog,sou interprete LS na igreja ha 5 anos e numa escola de ensino Médio ha 2 anos. estou me preparando para a Prolibras.
    como você falou eu enfrento muitas dificuldades nas traduções poéticas de literatura Portuguesa.temos sim que estudar muito os sinais variam muito.Então temos que procurar esta esclarecidos nos assuntos gerais, que se referem a LS.E você esta de parabéns pelas dicas.acho que é muito valida, e só depende de nós, pois os surdos merecem o melhor.
    abraços Célia Silva.

    ResponderExcluir
  11. oi priscila td bem??Entao, iniciei o curso basico de libras na feneis em curitiba em setembro do ano passado. Tenho varios livros, dvd´s, estudo em casa tambem, mas tenho dificuldades quando o professor pede para interpretar uma frase na aula, mesmo conhecendo os sinais.
    Bjus Claudiane

    ResponderExcluir
  12. Olá Claudiane!
    Que bom que está procurando aprender a Libras! Bom, pelo jeito você já está adquirindo vocabulário, isso é muito bom!
    Mas Libras é mais que sinal-palavra. Você precisa adquirir o contexto, ou seja, saber do que está se falando, isso vai além do sinal.
    Portanto, aprender vocabulário é muito importante, mas procure uma comunidade surda para participar e acostumar os seus olhos a perceber a língua de sinais de uma outra maneira.
    Você precisa estar inserida na comunidade surda.
    Tem algumas reuniões em Curitiba:
    toda última terça-feira do mês, temos a reunião do CAS. É um momento especial em que os surdos são os palestrantes aberto para todas as pessoas.. procure no meu blog que vc vai encontrar mais informações.
    - tb, na Primeira Igreja Batista de Curitiba tem o culto dos surdos. Começa as 18h00 e vai até 19h30 todos os sábados na sala 101. O culto é todo em sinais com tradução para o português.
    Aconselho vc a procurar ver interpretações e ver surdos convivendo e conversando em língua de sinais.

    Como eu disse... vai além de aprender sinais, a Libras é viva!

    Abraço sinalizado e sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Sou professora do Caes e gostei muito do seu blog. Ele tem me ajudado bastante no ensino e também na minha aprendizagem de Libras.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    o trabalho no CAES é muito importante, pois cria uma ambiente bilíngue em que o aluno surdo pode aprender a língua portuguesa como segunda lingua realmente!
    que bom poder contribuir!
    volte mais vezes!

    abraço sinalizado

    ResponderExcluir
  15. Oi Pris boa noite olha adorei o seu blog por favor mantenha-me informada sobre LIBRAs eu sou interprete de Libras aqui na minha cidade e agora vou tentar o prolibras espero conseguir passar.
    Um beijo o meu e-mail é: renata_interprete@hotmail.com.


    Um abraço sou do interior da Bahia sou de Jequié

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Seja muito bem vinda no Blog
    Boa sorte para todos nós, tb vou tentar o PROLIBRAS.
    Sucesso

    ResponderExcluir
  17. vanuel estou quase aprendendo,aos poucos chego lá

    ResponderExcluir
  18. Olá Prisila td bem?
    Olha amei seu blog sempre que puder manda novidades pra mim tenho estudado algumas coisa pelo seu blog pq aqui onde moro não tem material gratuito e td que tenho é pela net.
    A minha paixão tb é a LIBRAS moro em Jequié interior da Bahia.
    Um super bj pra vc viu que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  19. Olá Priscila, td bom? sou Rute Monteiro, da cidade de Jequié-BA, intérpete de LIBRAS desde de 1996, amo os surdos e essa língua maravilhosa, amei os eu blog, por isso quis deixar aqui o meu registro como forma de parabenizar você por essa iniciativa tão importante. Gostaria tb de trocar experiências viu? rssss.... beijosss

    ResponderExcluir
  20. Olá Rute!

    muito obrigada :n) Fico muito feliz em poder contribuir, pois quando comecei a estudar Libras, tive que "me virar" sozinha, o blog foi uma maneira que eu achei de colaborar com outras pessoas na aprendizagem da Libras.
    obrigada pelas visitas! Vamos manter contato sim ! Um abraço para o nordeste!!

    ResponderExcluir
  21. olá Priscila,trabalho como interprete em uma escola estadual.Gosto muito do que faço e procuro estudar muito.Mas a grande dificuldade que enfrento são as interpretações pera as disciplinas de quimica,fisica,matematica.Será que voce pode me dar algumas dicas?

    ResponderExcluir
  22. Olá Priscila adorei o seu blog e vou indicá-lo a amigos q querem aprender mais sobre LIBRAS. Vc tem FACEBOOK? Se tiver me passa para eu divulgar o seu trabalho. Bjs sinalizados.

    ResponderExcluir
  23. Oi Priscila, adorei suas dicas e com certeza estarei divulgando-as na minha comunidade. Beijo e obrigada pela sua contribuição. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  24. priscila, seria possível me enviar os numerais e o alfabeto por email?

    ResponderExcluir
  25. olá Jaqueline!

    obrigada pela visita!
    você pode conseguir o alfabeto manual indo aqui no blog em Libras 1- alguns vídeos são do YouTube, ai vc pode conseguir baixar!

    abraço

    ResponderExcluir
  26. Olá Priscila,tudo bem?cada vez mais aprendo com seu blog,é fantástico. vc realmente atinge o objetivo.Estou estudando para o pró libras com suas indicações.Tem me ajudado muito.obrigado.bjs.

    ResponderExcluir
  27. Olá Priscila. Tudo bem?
    Numa palestra como traduzir frações? Traduza esta esta frase por favor: "o Império Britânico se tornou um dos maiores da história, com uma extensão territorial equivalente a um quarto do planeta!"
    Vc tem me ajudado bastante com suas informações. Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Muito bom as dicas, gostei bastante =D sou um mero iniciante ainda em libras mas ja estou correndo atras ^^

    ResponderExcluir
  29. Olá conheci seu blog hoje me interessei bastante, faço especialização em libras e gostei muito da forma que você discorre sobre a LIBRAS!!!

    ResponderExcluir
  30. oi terei que fazer uma musica para minha faculdade que fale sobre libras o que voce me aconselha falar?

    ResponderExcluir
  31. Olá Priscila, admiro muito seu trabalho. Aprendi muito com seus vídeos. Amo a LIBRAS e no momento estou tendo oportunidade de aprender. Minha dificuldade é que na cidade onde moro não existe curso de LIBRAS. Agora é que surgiu um de intérprete para culto Ministrado por uma surda oralizada que faz uma leitura labial impressionante, estou apaixonada por ela, é incrível. E irá iniciar outro no local onde trabalho com outra moça que é interprete e casada com surdo. Moro em Caraguatatuba (Litoral Norte de São Paulo) procuro livros bons de LIBRAS mas deve ser do estado de SP (pois aprendi que a LIBRAS é regional) tenho forte desejo de me tornar intérprete de LIBRAS e fazer pedagogia, amo estar em contato com os surdos. Se puder me dar dicas, agradeço, estou sempre buscando vídeos seus, inclusive sobre sinais bíblicos pois sou cristã.

    ResponderExcluir
  32. Olá Priscila, admiro muito seu trabalho. Aprendi muito com seus vídeos. Amo a LIBRAS e no momento estou tendo oportunidade de aprender. Minha dificuldade é que na cidade onde moro não existe curso de LIBRAS. Agora é que surgiu um de intérprete para culto Ministrado por uma surda oralizada que faz uma leitura labial impressionante, estou apaixonada por ela, é incrível. E irá iniciar outro no local onde trabalho com outra moça que é interprete e casada com surdo. Moro em Caraguatatuba (Litoral Norte de São Paulo) procuro livros bons de LIBRAS mas deve ser do estado de SP (pois aprendi que a LIBRAS é regional) tenho forte desejo de me tornar intérprete de LIBRAS e fazer pedagogia, amo estar em contato com os surdos. Se puder me dar dicas, agradeço, estou sempre buscando vídeos seus, inclusive sobre sinais bíblicos pois sou cristã.

    ResponderExcluir
  33. Olá Priscila, já conheço seu trabalho a quase um ano, tenho aprendido muito com seus vídeos. Sou uma amante da LIBRAS, mas não conseguia curso onde moro, Caraguatatuba (Litoral Norte de São Paulo), agora é que através da Igreja Cristo é Poder, que iniciou ano passado um p/ intérprete de culto com uma professora surda oralizada, que faz uma leitura labial esplendida. Queria dica de livros para auxiliar meus estudos e mais para frente desejo fazer um curso p/ adquirir um diploma. Se tiver dicas agradeço, sou fã de seu trabalho, quero desenvolver o ministério de LIBRAS em minha igreja e me tornar intérprete, não importa qto demore ou custe. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  34. OLÁ PRISCILA! SOU PROFESSORA, ESTUDANTE DE LIBRAS E CADA DIA APAIXONADA POR ESSA LÍNGUA. PARABÉNS PELO BLOG! SEMPRE VENHO ACOMPANHANDO SEUS VÍDEOS E DICAS...ONDE LOGO NO INICIO ME AJUDOU MUITO.
    PRECISO APRENDER MUITO E PRATICAR, MAS PELO POUCO TEMPO DE AMOR COM A LIBRAS, JÁ CONSIGO ME COMUNICAR COM SURDOS E ENTENDER CONVERSAS E EM PALESTRAS FICO POR DENTRO DE ASSUNTOS.
    VALEU POR COMPARTILHAR!!!!
    UM ABRAÇO SINALIZADO KKKKK...!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante!!