Olá! Feliz 2011!
Pensando um pouco sobre a inclusão do surdo nesse momento.
Em 2009 fizemos um artigo, no grupo de pesquisa no qual participo sobre Surdez, Cognição e Linguagem, sobre quais conceitos que os artigos de surdez trazem sobre a pessoa surda e linguagem.
Muitos estudantes da Libras e pessoas que querem conhecer mais a língua de sinais e os surdos visitam esse blog, portanto, pretendo nesse momento compartilhar algumas das leituras que realizei, querendo incentivá-los a ler o artigo e assim podemos debater algumas ideias.
Participe! Será um momento bem produtivo!
Nesse momento, irei compartilhar os resumos que fiz, seguindo do link para o artigo (basta clicar no título do artigo)
Boa Leitura!
Artigo analisado: SURDEZ E INCLUSÃO SOCIAL: O QUE AS BRINCADEIRAS INFANTIS TÊM A NOS DIZER SOBRE ESSE DEBATE? -2006
• A surdez é falada nesse artigo?
( ) concepção de deficiência (médico-clínica)
( x) Concepção sócio- antropológica
• Nomenclatura ( x )surdo () deficiente auditivo
• Definições de Língua e Linguagem
Bakhtin
Vigostki – imaginação e funções superiores
Língua de sinais respeitando a sua forma de (se) dizer – aspecto lingüístico: o uso de sinais – e considerando os processos afetivos que estão implicados e são constitutivos/característicos da experiência de
grupos sociais minoritários. (Silva, 2006, 137)
• Autores: Quem escreveu? (Influência da Formação)
Daniele Silva. Pedagoga doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu “Educação em Ação”, da Universidade Candido Mendes (RJ). E-mail: dnunes@candidomendes.edu.br.
• Temáticas
Inclusão social
Educação de surdos
Brincar
Experiência lúdica de crianças surdas que lidam com o imaginário utilizando a língua de sinais , nos processos imaginativos.
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