Espero que sim!
Fiz 3 vezes o Prolibras (ensino médio, ensino superior e ensino de Libras) e passei nos três. No Prolibras de ensino - 2013, no Paraná, 122 se inscreveram e apenas 9 passaram, graças a Deus eu estava nesse grupo. Não por mérito, por graça de Deus mesmo :n)
Seguem então algumas dicas para você que vai fazer o Prolibras de Ensino:
1) Monte seu plano de aula bem articulado e imprima para entregar. Faça algumas cópias de segurança, vai que aconteça alguma coisa com o original.. melhor previnir!
2) Faça a sua aula em Slides (você não poderá usar os slides, mas isso é importante para você organizar o que vai falar) e imprima um roteiro simples da ordem de sua aula. Você pode imprimir esse roteiro e solicitar uma mesa para colocar em sua frente para não se perder;
3) Você terá 5 minutos para sua apresentação pessoal... então escreva o que vai falar e treine em casa;
4) Leve também um relógio para a prova para você controlar o seu tempo. Pode levar um que você consiga ver de longe;
5) Também separe seus documentos, providencie o xerox INCLUSIVE DO RG. Já vi várias pessoas esquecerem disso e saírem correndo da prova pra conseguir achar um lugar para fazer o xerox...
6) É muito importante treinar a prova em casa, de preferência, grave a sua aula e depois analise em que pode melhorar;
7) No momento da prova, seja simpático, olhe para a câmera e dê aula como se você estivesse em sala de aula mesmo, pode fazer perguntas retóricas como " o que vocês acham? - é isso mesmo, parabéns" como se estivesse interagindo com a turma;
8) Depois de preparar a aula, cuide para não ficar nervoso com os outros candidatos. Prova de Libras é 50% conhecimento e 50% luta contra o nervosismo, cuide disso!
9) Durma bem na noite anterior, são 15 minutos decisivos;
10) Na sua sala de prova, terá a câmera (olhe diretamente pra ela), o técnico e os fiscais. Eles ficarão olhando para você. Não fique com vergonha ou desconcentrado por causa disso, ok? Já vá consciente de que mais pessoas estarão em sua sala de prova;
11) Confie em Deus e peça orientação Dele, se for pra ser bom para você, acontecerá ;)
Segue um exemplo da organização da minha aula e do plano de ensino que eu fiz , se ajudar alguém, já estarei feliz :n)
Me contem depois! Que Deus abençoe vcs!
Priscila Festa
*******
Olá
alunos! Tudo bem com vocês?
1º. LEMBRAR DA AULA PASSADA (breve revisão)
2º.
FALAR SOBRE O TEMA E O OBJETIVO DA AULA
3º.
FAZER UMA INTRODUÇÃO DO TEMA
4º.
TEORIA – EXPLANAÇÃO com exemplos (prepare muitos exemplos!!)
5º.
ATIVIDADE EM SALA DE AULA (aqui, você pode explicar como fazer uma atividade e sugerir que os alunos tragam na próxima aula - lembre-se que é uma sala de aula!)
6º.
RECOMENDAÇÃO DE LIVRO
7º.
ATIVIDADE: LEITURA DE TEXTO E DE VÍDEO DO YOUTUBE PARA A PRÓXIMA AULA
Plano de Aula: 07/03/2013
|
Dados de Identificação:
NOME
Número de Inscrição
|
Tema:
Uso de expressões
faciais gramaticais em enunciados na Libras
|
Objetivos:
Adquirir conhecimentos teóricos sobre
expressões faciais gramaticais;
Utilizar a expressão facial em frases
adequadamente;
Diferenciar expressões faciais afetivas e
gramaticais.
|
Conteúdo:
1.1 Parâmetros da
Libras: Expressão facial;
1.2 Expressões faciais
afetivas e gramaticais;
1.3 Expressões faciais
gramaticais: nível morfológico e sintático.
|
Estratégias:
Aula expositiva;
Leitura de textos teóricos;
Realização de
diálogo;
Grupo de
discussão.
|
Metodologia:
As aulas serão expositivas dialogadas
predominantemente em Língua de Sinais com exposição de conteúdos. Quando
necessário serão utilizados recursos visuais (slides ou filmes) para
facilitar o entendimento do conteúdo. Os conteúdos trabalhados terão sua
contextualização com verbos, pronomes, classificadores viso-espacial,
expressões faciais e corporais auxiliando o aluno a desenvolver habilidade
comunicativa em LIBRAS. Nas aulas práticas, terão apresentações individuais
e/ou coletivas que serão supervisionadas pelo professor a fim de promover a
aprendizagem do aluno. Serão apresentados vários exemplos para ilustrar os
conteúdos além de apresentar texto para leitura obrigatória.
|
Recursos
didáticos:
Computador com leitor de DVD, projetos
multimídia, telão, recursos visuais (slides em Power Point ou filmes)
|
Avaliação:
- Elaboração de frases com expressões gramaticais
de nível sintático;
- Em duplas, criar um diálogo em contexto
com o conteúdo aprendido na aula e apresentar;
- Grupo de discussão sobre o texto “Fonologia das
línguas de sinais“ – Capítulo 2 do livro “Lingua de sinais
Brasileira: Estudos Linguísticos”
|
Bibliografia:
BRITO, L.F. Por uma gramática de Línguas de sinais. Rio de Janeiro:
UFRJ,1995.
FELIPE, T. A. LIBRAS em contexto. Curso Básico. Rio de Janeiro: MEC/FENEIS,7ª
edição, 2007.
KLIMSA, Bernardo Luís Torres; KLIMSA, Severina Batista de Farias. LIBRAS II.
Paraíba: UFPB, 2011. Disponível em: <http://portal.virtual.ufpb.br/biblioteca-virtual/files/libras_ii_1330350775.pdf>; Acesso em 05 mar. 2013.
QUADROS, R.M; KARNOPP, L.B.
Língua de sinais brasileira: Estudos Linguísticos. Porto Alegre: Artmed,
2007.
PEIXOTO, Renata Castelo.Algumas
considerações sobre a interface entre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
e a Língua Portuguesa na construção inicial da escrita pela criança surda.
Cad. CEDES [online]. 2006, vol.26, n.69, pp. 205-229.
PIMENTA,
Nelson; QUADROS, Ronice Muller de. Curso
de Libras 1. Rio de Janeiro: LSB Vídeo, 2006.
|
Gostei muito desse modelo de plano de aula. Isso nos dar maior clareza de como propará-lo.
ResponderExcluir