segunda-feira, 4 de março de 2013

SEXTO PROLIBRAS 2013

TRADUÇÕES EM ANDAMENTO....

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças". Eclesiastes 9:10

Oi pessoal!

Segue a tradução do PROLIBRAS 2013. Achei essa prova muito bem elaborada, existem algumas passagens que eu fiquei em dúvida na tradução, se alguém poder colaborar, agradeço!!
 -----------------------------------------------------
QUESTÃO 1




Na atualidade existem muitos surdos que estudam em escolas inclusivas, ou seja, na sala de aula tem alunos ouvintes e surdos. O professor que ensina o conteúdo muitas vezes não sabe Libras e para isso existe o intérprete para fazer essa mediação em língua de sinais. Veja as alternativas A-B-C-D e escolha qual combina com o trabalho do intérprete educacional:
A-     No conselho de classe onde os professores participam e opiniam o intérprete participa também opinando;
B-      O intérprete e o professor fazem a mediação conversando e discutindo sobre o conteúdo escolar;
C-      O intérprete e o professor fazem a mediação conversando e criando sinais;
D-     O intérprete educacional não pode trabalhar em outros lugares. (fiquem em dúvida nessa)
RESPOSTA: B

-----------------------------

QUESTÃO 2




Toda língua possui suas próprias regras morfológicas para a criação de sinal ou palavra. Existem alguns tipos de derivação zero, por exemplo, em que o sinal ou a palavra podem adquirir outro sentido gramatical dentro da frase. Na Libras isso também acontece assim como nas outras línguas com substantivos e verbo. Veja as alternativas e escolha uma em que todos os sinais são substantivos:
A – O cabelo volumoso precisa ser cortado;
B- A copa da árvore precisa ser podada;
C- No centro da mesa tem uma tesoura;
D- Cortar papel.

·         Uma pequena explicação sobre derivação zero:
“Este processo de derivação zero pode ser encontrado em línguas oral-auditivas como,por exemplo, na língua inglesa, cujos itens lexicais brush; comb, shelve, cloth, dependem do contexto linguístico para identificar sua classe gramatical. Esses itens lexicais, quando verbos, incorporam semanticamente, enquanto caso instrumental, sua significação nominal. A Libras também possui muitos verbos denominais ou substantivos verbais que possuem a mesma forma para os pares verbo/substantivo. Supalla e Newport (1978) fizeram uma pesquisa com cem pares de substantivo-verbo da ASL e constataram que havia uma modificação em relação ao parâmetro movimento que diferenciava o substantivo do verbo: AVIÃO / IR-DE-AVIÃO; CADEIRA / SENTAR, FERRO /PASSAR-COM-FERRO, PORTA / ABRIR-PORTA.” (FELIPE, 2006, p. 200).

Ou seja, o sinal principal era “tesoura”, então a questão pedia o sinal de “tesoura” que fosse referente ao substantivo e não ao verbo (que acaba por incorporar o objeto)

Ahhhhhh.......

RESPOSTA: C


 


--------------------------------------
QUESTÃO 3





Na Libras existem sinais que são realizados por uma mão ou por duas mãos, seguindo a regra fonológica da Libras existem dois tipos de sinais: 1 – Simetria: é quando as configurações de mão são iguais, o movimento dos sinais são iguais ou podem ser alternados; 2- Dominância: é quando no sinal a configuração de mão é diferente, já no movimento uma mão “trabalha” e a outra pode estar parada ou servir de apoio. Veja as alternativas A-B-C-D e escolha 1 alternativa que siga 1 dessas regras fonológicas:

A-     VENDER VARRER;
B-      IGUAL CONSERTAR;
C-      RIO CONVERSAR;
D-     POBRE LIVRO.

RESPOSTA: A

Traduzindo a tradução (hehe): A questão pedia que você escolhesse a alternativa em que todos fossem simétricos ou todos fossem dominantes.

--------------------------------------
QUESTÃO 4





O passado e o futuro na Libras são mostrados através da expressão corporal. Veja essa história em Libras (Rapaz Lavando o rosto e percebe que está sem sua caneta. – Onde está minha caneta? – é mesmo, eu emprestei para meu amigo, não tem problema, depois eu pego outra.) Você percebeu na Libras existe a relação de passado, presente e futuro, mas na história o que mostrou o tempo? Veja as alternativas A-B-C-D e escolha a correta:
A-     Expressão facial;
B-      Movimento da cabeça;
C-      Sinais;
D-     Expressão com olhos e sinais. 

Resposta: B

--------------------------------------
QUESTÃO 5




Na Libras existe uma grande quantidade de substantivos e de adjetivos, mas alguns sinais possuem o plural que é a repetição de sinais. Veja as alternativas A-B-C-D e escolha a alternativa que está de acordo com o plural em Libras:

A – CARROS
B- LIVROS
C- CASAS
D- BICICLETAS

RESPOSTA: C

--------------------------------------
QUESTÃO 6




Nas línguas em geral, se acontece de não ter uma palavra/ sinal específico para determinado termo acaba por se fazer um empréstimo de outra língua para nomear o sinal/palavra, denominado empréstimo linguístico. Existem alguns grupos de sinais dentro desse caso específico seguindo a regra gramatical da língua. Na Libras isso também acontece mas de formas diferentes: 1- empréstimo linguístico através do uso de datilologia; 2-  sinal soletrado; 3- sinal que tem sua formação com letra. Veja as alternativas A-B-C-D e escolha a alternativa que tenha datilologia:

A – C-L-A-R-O;
B- V-A-I;
C – V-O-V-O;
D – N-U-N-C-A.

RESPOSTA: A

--------------------------------------
QUESTÃO 7




Na Libras existem diversidade de verbos que possuem concordância verbal que seguem regra relacionada à 1ª. pessoa, 2ª. pessoa e 3ª. pessoa. A direção do verbo em relação a pessoa pode mudar o sentido na frase. Veja as alternativas A-B-C-D e escolha a alternativa que apresenta uma frase que possua concordância verbal relacionada à pessoa: 

A-     Leio o jornal diariamente;
B-      A mulher fala demasiadamente e eu não entendo nada;
C-      Amanhã vou para praia;
D-     Já vendi o carro para meu amigo.

RESPOSTA: D

--------------------------------------
QUESTÃO 8




Em vários estados do Brasil existe associações de surdos formados por surdos, intérpretes de Libras, famílias, amigos, profissionais surdos e ouvintes que trabalham em eventos esportivos, festas, palestras, enfim, uma diversidade de atividades fazem parte do trabalho das associações de surdos. Veja as alternativas A-B-C-D e escolha a alternativa que não combina com a associação de surdos. 

A-     Cultura surda;
B-      Comunidade surdo;
C-      Surdos isolados;
D-     Minoria linguística.

RESPOSTA: C

--------------------------------------
QUESTÃO 9




O Decreto 5626/2005 trata sobre o incentivo ao ensino de todas as pessoas surdas na escola sendo esse o desafio de anos a conquista da escola bilíngue. Veja as alternativas A-B-C-D e escolha uma alternativa correta com o  texto do decreto.

A-     O professor precisa de estratégias de avaliação de aprendizagem que sejam em L2;
B-      Nas diversas séries, a Libras pode estar relacionada com o Português; (esta fiquei em dúvida!!)
C-      A escola conseguiu sustentar o AEE (Atendimento educacional especializado), em que a disciplina de Libras está inserida em todas as séries;
D-      O professor que ensina a disciplina de Libras para qualquer série não precisa ser prioritariamente surdo. 

RESPOSTA: A

--------------------------------------
QUESTÃO 10




Uma proposta que está sendo discutida em âmbito nacional é sobre o ensino inclusivo. Existe um documento realizado pelo MEC que apresenta os direcionamentos a respeito da escola inclusiva, ou seja, na sala de aula com a presença de alunos ouvintes e surdos. Veja as alternativas A-B-C-D e escolha uma alternativa que está de acordo com esses direcionamentos a respeito do aluno surdo em sala de aula inclusiva bilíngue:

A – Em todas as séries, com alunos ouvintes em sala de aula, existe a presença de um intérprete e um professor de Libras que ensina essa disciplina para todos os alunos;
B – Nas classes especiais existe o professor bilíngue surdo ou ouvinte;
C – Em todas as séries, com alunos ouvintes em sala de aula, os ouvintes possuem a disciplina de Português como L2 e no mesmo momento é ensinado Português como L1; (dúvida???)
D – Nas classes com ouvintes, tem a presença do intérprete e depois que as aulas acabam os alunos surdos vão estudar no AEE.

RESPOSTA: D.

--------------------------------------
QUESTÃO 11




A Lei No.  10. 048/00 e a lei no. 10.098/00 ajudaram a reforçar a questão da acessibilidade para a pessoa com deficiência na sociedade. Veja as alternativas A-B-C-D e escolha uma alternativa que combina com a acessibilidade em relação a Libras:

A-     Acessibilidade no trabalho: Se em uma empresa tiver acima de 100 trabalhadores é obrigatório 1% das vagas sejam destinadas a surdos; (dúvida??)
B-       Acessibilidade de informação: a Lei incentiva que na maioria das fábricas existam cartazes em Libras e janelas em Libras;
C-      Acessibilidade aos transportes: o Governo determina que para as pessoas com deficiência tenham o cartão do passe livre para que possam realizar viagens estaduais;
D-     Acessibilidade aos Esportes: O Governo dá direito aos deficientes ao esportes, acesso à saúde e a fisioterapia.

--------------------------------------
QUESTÃO 12





--------------------------------------
QUESTÃO 13



--------------------------------------
QUESTÃO 14



--------------------------------------
QUESTÃO 15



--------------------------------------
QUESTÃO 16


--------------------------------------
QUESTÃO 17







--------------------------------------
QUESTÃO 18



--------------------------------------
QUESTÃO 19




--------------------------------------
QUESTÃO 20







8 comentários:

  1. Pri! Muito bom te encontrar!!
    Acertei 10 questões, mas o que valeu mesmo foi a experiência, deu para perceber que é possível. Obrigada por ter me incentivado a fazer a prova. Seu blog nos ajuda muito, vou estudar por ele para a próxima prova.
    Boa sorte na sua prova prática, que Deus te dê calma e sabedoria.
    Abraços

    Elisangela

    ResponderExcluir
  2. Pri vc é demais!!!
    Deus t abençoe cada dia mais, bjocas

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Dani e Elis :) fico muito feliz em poder ajudar ao menos um pouquinho na caminhada da Libras!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Priscila você irá postar as traduções da questão 12 em diante?
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Priscila que ideia brilhante vc teve em traduzir os vídeos da avaliação do Prolibras, por favor traduza o restante. Muito obrigada. Sou Neide Alexandre de Porto Velho -RO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse blog é maravilhoso! Tenho aprendido muita coisa aqui também professora Neide Alexandre.

      Excluir
  6. Priscila que ideia maravilhosa , muito obrigada me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Priscila sua ideia foi maravilhosa e me ajudou muito também. Estou estudando e comparando com a sua explicação, Muito Obrigada.
    Vou aguardar as outras questões.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante!!