QUESTÕES TRADUZIDAS DO PROLIBRAS 2010
TRADUÇÃO: PRISCILA FESTA - 15.02.2012
--------------------------------
QUESTÃO No. 1
Dentro da LIBRAS, existem sinais específicos de tempo. Observe as alternativas A,B,C e D e escolha a correta.
A) 15 horas
B) 30 dias
C) 8 semanas
D) 2 meses
Resposta correta: D
------
QUESTÃO 2
Na área de profissional
intérprete existe diversos campos de atuação, porém existe uma área que tem
maior abrangência. Veja as opções e assinale a maior abrangência na área de
interpretação:
=A - Educação
=B - Saúde
=C - Política
=D- Negócios
Resposta: A
-----------------
QUESTÃO 3
Veja as alternativas e assinale a condizente com o Congresso
de Milão de 1880:
A – Foi aceito o bilinguismo na educação de surdos;
B – O Oralismo foi proibido;
C- A Língua de sinais foi aceita na educação de surdos;
D- A língua de sinais
foi proibida.
Resposta - D
-----------------
QUESTÃO 4
O profissional intérprete é aquele qjue possui língua diferente
do sujeito interpretado e consegue realizar a comunicação com este de maneira satisfatória. O que essa ação significa?
A-
O profissional intérprete possui
responsabilidades diferentes dependendo a área de atuação;
B-
O profissional intérprete tem como
responsabilidade de mediar a comunicação;
C-
O profissional intérprete tem como
responsabilidade principal a tradução;
D-
O profissional intérprete tem como
responsabilidade realizar a comunicação na mesma língua.
resposta: B
-----------------
QUESTÃO 5
Observe a conversa em Libras.
A – Oi! Você conhece meu irmão
João?
B – Conheço! Ele mora em São
Paulo, certo?
A-
Sim, mas no momento ele está mudando para o Rio
de Janeiro para estar junto com sua família.
B-
É mesmo? O que ele vai fazer lá?
A-
Então, ele irá trabalhar em uma fábrica como
gerente.
B-
Que beleza!
Questões:
A – João sempre morou no Rio de
Janeiro
B – O irmão de João mora no Rio
de Janeiro
C-
João mora em São Paulo e é gerente de uma
fábrica
D-
João mudou para o Rio de Janeiro para junto de
sua família.
Resposta:
D
------------------------------
QUESTÃO 6
Os verbos em Libras possuem diversos grupos: direcional,
simples e geral. Escolha a alternativa que esteja de acordo com esses grupos.
A-
Viver, emprestar, ir;
B-
Responder, Dar e brincar;
C-
Aprender, pergunta e gostar;
D-
Avisar, amar e levar.
Resposta: D
-------------------
QUESTÃO 7
Escolha a alternativa condizente com o mito do profissional
intérprete:
A-
O professor que atua na educação de surdos pode
ser intérprete;
B-
O ouvinte que conhece profundamente a língua de
sinais é intérprete;
C-
A pessoa surda pode ser intérprete;
D-
A pessoa que não sabe Libras pode ser
intérprete.
RESPOSTA: B
-------------------------------------------
QUESTÃO 8
Veja mais em: Decreto 5626/2005
---------------------------QUESTÃO 8
Veja mais em: Decreto 5626/2005
O Decreto 5626/05 explica quem é o sujeito surdo. Escolha a alternativa correta:
A – é considerada pessoa surda quem perde a acuidade
auditiva;
B- É surda a pessoa que sabe comunicar-se pela língua de
sinais;
C – é a pessoa que apreende o mundo pela experiência visual e
faz essa mediação com o mundo visualmente;
D- Pessoa que perdeu a audição e faz leitura labial.
RESPOSTA: C
--------------------------------
QUESTÃO 9
Observe a conversa em Libras e depois assinale a alternativa
correta:
A-
Oi! Ontem eu vi um homem entrando em uma loja e
roubando um brinquedo!
B-
E o que você fez? Avisou ao vendedor?
A-
Sim, eu o avisei. Ele mesmo chamou a polícia.
B-
E aí?
Capturaram e prenderam o ladrão do brinquedo?
A-
A pessoa não, mas encontraram o brinquedo que
ele havia abandonado na rua.
Alternativas:
a-
O ladrão o brinquedo foi capturado na rua;
b-
O vendedor
chamou a polícia;
c-
O homem fugiu com o brinquedo;
d-
A polícia encontrou o ladrão dentro da loja.
RESPOSTA:
B
QUESTÃO 10
Observe os sinais. APRENDER, LARANJA, OUVIR. Agora veja as alternativas e
escolha a que combina com o grupo de sinais:
A-
Grupo de sinais com movimentos diferentes;
B-
Grupo de sinais com diferentes configurações de
mão;
C-
Grupo de sinais com diferentes pontos de
articulação;
D-
Grupo de sinais semelhantes.
RESPOSTA: C
-------------------------------------------
QUESTÃO 11
Veja mais em: Código de ética do intérprete de LibrasQUESTÃO 11
O código de ética do profissional intérprete da FENEIS a
regra principal presente no capítulo 1 explica sobre exigências para o
intérprete. Qual alternativa é condizente com o capítulo 1?
A-
A FENEIS de cada estado podem entram em acordo a
respeito da tabela de salário do trabalho de intérprete;
B-
É muito importante que o intérprete mantenha o
mesmo nível do português e o nível da língua de sinais, não deve desprezar essa
situação;
C-
O intérprete precisa ser responsável, ser pontual,
manter sigilo e ser ético e ter conduta correta;
D-
O intérprete precisa conhecer diferentes surdos
e suas especificidades e de como pode auxiliar seu trabalho e fornecendo apoio.
RESPOSTA: C
---------------
QUESTÃO 12
Cada alternativa possui um grupo de sinais.
Assinale o grupo que possui os sinais icônicos.
A-
BOLA, ÁRVORE, CASA;
B-
PODER, CASA, IR;
C-
CHUVA, AVIÃO, DESCULPA;
D-
PERCEBER, AMIGO, TRABALHAR.
RESPOSTA:A
----------------------------------
QUESTÃO 13
Sobre o tópico professor de Libras assim como instrutor de
Libras assinale a alternativa correta:
A-
Para a formação de professor de Libras de ensino
fundamental , médio e ensino superior precisa realmente ser formado na área de
Letras;
B-
Para a formação de professor de Libras ensino
fundamental e infantil não precisa na área de ensino bilíngue;
C-
O
instrutor de Libras que atua no ensino superior não pode ter ensinar em igrejas e
associações;
D-
Os surdos não possuem prioridade na formação de
instrutor ou professor de Libras.
RESPOSTA: A
-----------------------------------------
QUESTÃO 14
Veja essa conversa em Libras depois escolha a resposta
correta.
Duas pessoas vem conversando em Libras e dois homens os observam.
A-
Ei! Você viu a expressão facial, os sinais, a
maneira de mexer as mãos deles?
B-
Sim, eu vi! Deve ser mímica, certo?
A-
Eu não sei como eles conseguem entender claramente
esse tipo de comunicação, como eles conseguem? Será que é uma língua como o português?
B-
Eu acho que não, acho que eles combinam as
mímicas e expressões de maneira muito simples, deve ser bem abaixo do
português;
A-
É verdade, concordo com você.
ALTERNATIVAS:
A-
Os dois homens que estavam observando a
comunicação dos surdos pensam realmente que essa comunicação é uma língua;
B-
Os dois
homens que estavam observando a comunicação dos surdos pensam que eles estavam
fazendo mímica;
C-
Os dois homens que estavam observando a
comunicação dos surdos pensam que a comunicação era mais elevada que o
português;
D-
Os dois homens que estavam observando a
comunicação dos surdos pensam que a comunicação era compreensível e fácil.
RESPOSTA: B
----------------------------------------------------
QUESTÃO 15
O Decreto 5626/05 explica sobre que
a avaliação do PROLIBRAS tem um prazo de
espera para formação de profissionais surdos. Então, veja as alternativas e
assinale a condizente com esse prazo:
A-
8 ANOS;
B-
5 ANOS;
C-
10 ANOS;
D-
6 ANOS.
RESPOSTA: C
------------------
QUESTÃO 16
Veja essa citação. “ as línguas de sinais são expressão de
comunicação e expressão que possuem um sistema linguístico visual motora, também apresenta
gramática, sintaxe, proveniente da comunidade
surda do Brasil”.Esta citação é de qual documento?
A-
Declaração de Salamanca;
B-
Lei no. 10.436 de Abril de 2002;
C-
Lei no. 10.098 de Dezembro de 2000;
D-
Código de ética do intérprete.
RESPOSTA: B
------------------------------------
QUESTÃO 17
Qual grupo de sinais possue o mesmo ponto de locação?
A-
TRABALHAR, COMPRAR, FAMÍLIA;
B-
COMER, BEBER, ACOSTUMAR;
C-
AMARELO, PEDAGOGIA, CURSO;
D-
AMANHÃ, ÁGUA, GOSTAR.
RESPOSTA: A
--------------------------
QUESTÃO 18
Observe as alternativas e escolha qual está condizente com o
tema “Professor intérprete”:
A-
É o professor que ensina e o interpreta na mesma
hora do ensino;
B-
É o intérprete
ensina no momento da aula;
C-
É um profissional com nível de magistério que trabalha interpretando
e ensinando, revezando as estratégias de ensino e interpretação;
D-
É profissional intérprete com magistério que pela
lei pode atuar como intérprete em sala de aula.
RESPOSTA: C
-------------------
QUESTÃO 19
Observe a conversa em Libras e depois escolha a alternativa
correta.
Em uma empresa o
presidente chega:
P – EI! Avisem a todos que haverá uma reunião em minha sala
em 10 minutos, todos devem ir lá ok?
CARLOS (DIRETOR) –
EI! Você precisa avisar a todos que
haverá uma reunião na sala do presidente em 5 minutos, é para você ir lá, ok?
JOÃO (SECRETÁRIO) – OK! Eu vou avisar! Ei vocês, haverá uma
reunião na sala do presidente em 3 minutos, todos deverão ir até lá, ok?
TODOS OS FUNCIONÁRIOS – OK!
Alternativas:
A-
Carlos é presidente;
B-
João é chefe;
C-
Carlos e João trabalham na mesma fábrica;
D-
Carlos é secretário.
RESPOSTA: C
-------------------
QUESTÃO 20
O Decreto 5626/05 explica sobre o prazo da inserção da
disciplina de Libras no currículo dos cursos de Magistério, Fonoaudiologia,
formação de professores e no ensino superior também. Veja as alternativas e
escolha qual o tempo do prazo final para que a disciplina de Libras faça parte
do currículo:
A-
3 ANOS;
B-
5 ANOS;
C-
7 ANOS;
D-
10 ANOS.
Resposta: D
TRADUÇÃO: PRISCILA FESTA - 15.02.2012
Olá Priscila. Parabéns pelo seu trabalho. Sempre recorro ao seu blog para estudar. Mas... Vc não vai terminar de traduzir as questões do PROLIBRAS 2010??? Seria de grande ajuda pra mim, visto que existem alguns sinais que desconheço.
ResponderExcluirObrigada pela constante ajuda.
Parabéns pela iniciativa... tudo que eu preciso em LIBRAS encontro aqui no seu blog.
ResponderExcluirO Prolibras é assim mesmo, pois nunca fiz
ResponderExcluir