sábado, 23 de abril de 2011

Banca avalia intérpretes e tradutores em Libras

Banca avalia intérpretes e tradutores em Libras

12/4/2011 18:30:00

Banca avalia intérpretes e tradutores em Libras


Começou nesta segunda-feira (11) a Banca de Proficiência em Tradução e Interpretação em Língua de Sinais Brasileira – Libras/Língua Portuguesa – LP (TILS) para avaliação dos profissionais do Quadro Próprio do Magistério (QPM) e inscritos no Processo Seletivo Simplificado (PSS) envolvidos com a Tradução e Interpretação em Libras/LP. Outros profissionais tradutores e intérpretes que atuam na educação, mas não têm vínculo empregatício com o Estado, e que necessitam de certificação, também serão avaliados.

Todos os Núcleos Regionais de Educação foram contemplados, no total foram ofertadas 80 vagas para suprir a demanda no estado do Paraná. A banca será realizada em três etapas e o candidato aprovado receberá o certificado via internet (e-mail) na semana seguinte ao final do exame. Os trabalhos da banca se encerram na sexta-feira (15).

A diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (Deein), Walquíria Onete Gomes, esteve ontem no Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior – EIFM em Curitiba, para acompanhar o início da banca.

A partir do próximo semestre o objetivo do DEEIN é descentralizar as bancas, que ocorrerão nos próprios municípios. “A equipe do Centro de Apoio aos Profissionais da Educação dos Surdos (CAS) irá até os NREs realizar a seleção dos candidatos tradutores e intérpretes para posteriormente atender as demandas das escolas da rede estadual de ensino”, afirmou a diretora do Departamento.

Para o candidato Rodrigo Amadeo Faganholo, do NRE de Cianorte, a sua participação na banca é importante para melhorar o aprendizado de seus alunos surdos “Acredito que (a banca) irá ajudar no desenvolvimento do aluno”. “Não foi fácil, além do cansaço da viagem, a banca foi muito exigente”, complementou.

fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/noticias/article.php?storyid=2217
Esta é a 3ª edição da banca com os profissionais habilitados pelo estado do Paraná. “Queremos trazer as pessoas que trabalham conosco para certificá-las de maneira coerente e respeitosa” disse Flávia Valente, coordenadora do CAS-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!!